PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA



TENENTE PORTELA/ RS



domingo, 9 de outubro de 2011

Vigília da Juventude


A Vigília realizou-se no Santuário de Schoenstatt do dia 01 a 02 de outubro. Teve início às 20 horas com a Banda MPHC (Mater Perfectam Habebit Curam – a Mãe de Deus terá o perfeito cuidado) na qual os jovens da Juventude Masculina de Schoenstatt animaram entre as atividades do programa. Para a surpresa de todos, 80 jovens dos movimentos: Schoenstatt, Emaús, CLJ e Vicentinos participaram ativamente durante toda a noite sem deixar-se levar pelo sono. É o que testemunho um jovem: “achei uma ótima noite, bem dinâmica e se tivesse que passar sono novamente para servir a Deus, com certeza passaria…”  “foi uma noite muito produtiva…” “valeu a pena!” “O encontro foi ótimo! Pude aumentar a minha fé e conhecer mais sobre os aspectos da Igreja Católica…”

Nesta noite, os jovens foram acompanhados pelo padre Rudinei (Liberado pela Diocese para trabalhos com a juventude) e Irmã M. Olindina, (Assessora da Juventude Feminina de Schoenstatt), na qual podiam ser orientados e estimulados nos temas e vivências, bem como a santa missa e adoração eucarística.

Dois jovens conduziram as atividades da noite de uma forma bem dinâmica e profunda. Tinham momentos da oração do terço, adoração, debates de temas polêmicos, reflexões pessoais orientadas, cartas para Jesus entre outros. Tudo girou em torno do lema da II Jornada da Juventude Católica que ser realizará 30 de outubro: “Unidos em Cristo, enraizados na fé!” O símbolo que deu vida a este lema foram cruzes de madeira confeccionada de várias formas e tamanhos. Cada jovem recebeu a sua cruz e podia assumir a sua fé levando-a a muitos outros jovens de nossa Diocese como testemunha outro jovem: “acredito que essa pré jornada foi uma experiência muito grande de fé, amor e caridade para todas as pessoas, sejam elas as que ficaram trinta minutos como para as que passaram a noite…” “eu gostei muito, aprendi muito e aperfeiçoei meus conhecimentos e espero poder transmitir a outros jovens.”

Algo destacado por todos os jovens foi o debate de temas polêmicos que aconteceu entre das 3 às 6 horas da manhã. Alguns jovens haviam se aprofundado em temas como aborto, drogas, ‘ficar’, homossexualismo, vícios, masturbação e erotismo e, nos grupos podiam conduzir os debates. Era interessante de ver como os jovens podiam expressar-se e aos poucos esclarecer suas dúvidas e ainda alguns mudar de opinião. “Os temas debatidos foram de suma importância, pois muitos deles estão sendo desviados pela mídia…” Outros pensam que se deveria estudar mais sobre eles e ter mais posicionamento conforme ensina a Igreja: “nos debates, muitas vezes, o ponto de vista leigo foi mais enfatizado, acho que o lado defendido pela Igreja deveria ter sido mais exposto.  “A respeito dos temas debatidos nos grupos achei muito importantes, mas precisam ser estudados, lidos e discutidos mais.”

Apesar de ter sido a primeira experiência de debates em uma noite de vigília podemos ver que os jovens gostaram e pretendem continuar aprofundando-se para poder seguir mais corretamente os ensinamentos de Jesus pela doutrina da Igreja.

Enfim a vigília terminou com a queima das cartas escritas para Jesus na taça de José Engling (jovem herói da primeira geração de Schoenstatt) e a visita de despedida a Mãe no Santuário. Podemos terminar com o que escreveu um jovem: “E que venha a Jornada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário