PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA



TENENTE PORTELA/ RS



quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Discípulos/Missionários de Jesus Cristo




Na alegria do Senhor Jesus Cristo, chegamos a sua casa, para levar uma mensagem de fé e esperança. Especialmente no mês de outubro que a Igreja Católica dedica para a reflexão e a oração na dimensão missionária.
Os batizados são chamados a viver dentro da Igreja e da sociedade o testemunho de Jesus Cristo. Na essência no discípulo/missionário está à experiência do amor a Cristo, que se expande para os demais. É viver como Jesus viveu no lugar e nas situações em que nos encontramos.
O discípulo/missionário é chamado a ser sal, luz e fermento para a sociedade. Somos chamados a qualificar, transformar, fazer crescer, iluminar as relações entre as pessoas.  Utilizam-se os três elementos bíblicos comparativos: sal, luz e fermento para entender como é importante e grandiosa a missão confiada aos discípulos/missionários de Jesus Cristo.
Ser sal. Já experimentou uma comida sem sal? As pessoas reclamam muito quando a comida não tem sal. Na verdade não tem gosto. Não é apreciável ao paladar. O Cristão sendo sal, é aquele que vai dando gosto para a sua vida e a dos outros. Uma pessoa sem gosto pela vida, perde o sentido de viver. Não se motiva e nem motiva os outros. Ser discípulo/missionário é ser sal na vida das pessoas.
Ser luz. Já experimentou ficar uma noite sem luz elétrica? As pessoas já não mais se acostumam viver sem a luz elétrica. Sentem-se perdidas. Pois, ela move muitas outras realidades: eletrodomésticos, computadores/internet, televisão... O Cristão que já fez a experiência de viver na luz de Cristo, já não vive mais sem ela. Pois, a luz de Cristo move toda nossa vida: trabalho, estudo, o sentido, a família... Ser discípulo/missionário é levar as pessoas a fazer o encontro com Jesus Ressuscitado, luz para a humanidade.  
Ser fermento. Já experimentou comer um pão sem fermento? O pão não cresce e fica duro. Perde a leveza e a maciez. O Cristão é chamando se ser fermento na massa da sociedade. Fazer crescer o amor entre as pessoas, a solidariedade, a esperança... Embora, o fermento não apareça na massa, ele é indispensável. Por isso, bons católicos atuantes, embora poucos, fazem a diferença dentro da sociedade. Ser discípulo/missionário é fermentar dentro da sociedade o amor de Jesus Cristo.
Sejamos para o mundo sal, luz e fermento.

Padre Rudinei Negri
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário