PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA



TENENTE PORTELA/ RS



domingo, 17 de julho de 2011

MENSAGEM DO DIA

                  
              
3-peneiras


AS TRÊS PENEIRAS DA SABEDORIA




E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? (Mateus 7,3).


No Evangelho de São Mateus, Jesus nos lembra que todos nós, e naturalmente me incluo, somos inclinados a perceber coisas em nossos colegas que achamos que poderiam ser melhores, em nossa percepção dos fatos, e aí tendemos a nos comparar.
Entre essas manifestações das comparações que, por nossa natureza humana, costumamos fazer, estão os comentários, que algumas vezes tomam a forma da chamada “fofoca”.
Sobre a “fofoca”, há um inspirador texto que corre a web como sendo atribuído ao filósofo ateniense Sócrates.

Procurado Sócrates e lhe disse  Augustus “- Sócrates, preciso lhe contar algo sobre “Fulano”! Você não imagina o que me contaram a respeito de... “ Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
“- Espere um pouco, Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras da sabedoria?
 


                      Peneiras? PENEIRA?
- Sim. A primeira, Augustus, é a da VERDADE. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?“
“- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!”
“- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a BONDADE. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?”
“- Não, Sócrates! Absolutamente, não!”
“- Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?”
“- Não, Sócrates... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.”
E Sócrates, sorrindo, concluiu:
“- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!”. Costuma-se dizer: da próxima vez que ouvires algo, antes de cederes ao impulso de passá-lo adiante, submete-o ao crivo das três peneiras porque: Pessoas medíocres falam sobre pessoas; Pessoas comuns  falam sobre coisas; Pessoas sábias falam sobre idéias. A questão que fica, então, é: Que pessoas queremos ser?

Um bom trabalho a todos, que discutamos, cada vez mais, as grandes idéias...


FELIZ E ABENÇOADA SEGUNDA-FEIRA... PAZ E GRAÇAS É O QUE DESEJAMOS A VOCÊ E SUA FAMíLIA!


COLABORADORA: Rúbia Formentini - Palmitinho



Um comentário:

  1. Agradecemos a colaboradora Rúbia pela postagem deste dia!!!! Deus te abencoe!!!!!!

    ResponderExcluir