PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA



TENENTE PORTELA/ RS



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Brincadeira do Copo



Brincadeira do Copo


A brincadeira do copo é simples. Espalha-se letras do alfabeto numa superfície lisa, números de zero a nove e mais as palavras sim e não. Feito isso, quatro pessoas põe o dedo indicador sobre o fundo do copo emborcado, sem pressioná-lo, e começam as perguntas. Para espanto de todos pode acontecer que o copo comece a andar, formando palavras e respondendo as perguntas.

A tendência é atribuir logo aos espíritos o movimento do copo, uma vez que todos ali são capazes de jurar de pés juntos que ninguém está pressionando o vasilhame para que deslize. É claro que tem alguém ali empurrando o copo. As informações passadas ali são comandadas pela mente de um dos presentes. Chama- se isso movimentos involuntários inconscientes. Reflexos físicos do nosso pensamento.

Estivesse o copo sobre uma flanela( e não uma superfície lisa) e tivesse sido antes untado em azeite, jamais o copo sairia do lugar e iríamos notar o dedo de alguém deslizando. Espíritos de mortos nunca entram nessa explicação.

O certo é que a brincadeira- Ingênua no começo- pode se tornar um grande problema. Começa com a sensação de uma força guiando a mão, depois começam a ouvir vozes, sentir a aproximação de alguém... É muito perigoso! Pode levar ao desequilíbrio!

Basta desviar a atenção dos jovens para outros interesses que não se relacionem com o " copo falante" e tudo se acalma.

São paulo diz: " Tudo é permitido, mas nem tudo me convem. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica" ( Cor 10, 23). Decididamente a brincadeira do copo não convém.


Fonte: Jornal do Evangelizador- julho/2011


Postado Pela Colaboradora Thiane Paludo - Tenente Portela


Nenhum comentário:

Postar um comentário