PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA



TENENTE PORTELA/ RS



quinta-feira, 30 de junho de 2011

Fotos do padre Rudinei Negri


Fotos do padre Rudinei Negri





Fotos da ordenação diaconal que aconteceu no dia 24 de julho de 2009 na paróquia Nossa Senhora da Luz de Nonoai. Celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Antonio Rossi Keller.












































Catequizandos da Eucaristia tem encontro com o Padre

EVANGELIZAR É NOSSA MISSÃO


Evangelizar é nossa missão. Desde os pequenos aos idosos. O pastor não pode descuidar-se do seu povo em momento algum. Por isso, evangelizemos sem cessar. É uma missão árdua, mas não podemos esquivarmos do compromisso a nos confiado. Deus está conosco e não deixará que nossas forças se esgotem.






Neste sentido, buscamos na paróquia Nossa Senhora Aparecida acompanhar todas as pastorais e na medida do possível vamos à catequese fazer encontros com os catequizandos: cantar, rezar, brincar, conversar, escutar. Essas são algumas das atividades desenvolvidas junto às crianças e adolescentes.





















O encontro aconteceu no dia 30 de junho no centro de pastoral

A realidade está mudando é preciso acreditar e fazer. Deus está no meio de nós. Essa é a nossa certeza.

Crismando se encontram para o sacramento da Reconciliação

Na manhã do dia 30 de junho os crismandos se reuniram para o sacramento da Reconciliação. Mas antes, realizou-se um ensaio para missa da Crisma que se realizará no dia 9 de julho, às 15hs e às 19hs na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. Falamos da importância de assumir um compromisso na Igreja: participar do grupo de Adolescentes, das missas, dos coroinhas, do grupo de Jovens...


 Rezamos para que o Espírito Santo aja na vida dos crismandos.








SANTO DO DIA - 30 DE JUNHO

Os primeiros mártires do Cristianismo


Certo dia, um pavoroso incêndio reduziu Roma a cinzas. Em 19 de julho de 64, a poderosa capital virou escombros e o imperador Nero, considerado um déspota imoral e louco por alguns historiadores, viu-se acusado de ter sido o causador do sinistro. Para defender-se, acusou os cristãos, fazendo brotar um ódio contra os seguidores da fé que se espalharia pelos anos seguintes.
 
Nero aproveitou-se das calúnias que já cercavam a pequena e pouco conhecida comunidade hebraica que habitava Roma, formada por pacíficos cristãos. Na cabeça do povo já havia, também, contra eles, o fato de recusarem-se a participar do culto aos deuses pagãos. Aproveitando-se do desconhecimento geral sobre a religião, Nero culpou os cristãos e ordenou o massacre de todos eles.
 
Há registros de um sadismo feroz e inaceitável, que fez com que o povo romano, até então liberal com relação às outras religiões, passasse a repudiar violentamente os cristãos. Houve execuções de todo tipo e forma e algumas cenas sanguinárias estimulavam os mais terríveis sentimentos humanos, provocando implacável perseguição.
 
Alguns adultos foram embebidos em piche e transformados em tochas humanas usadas para iluminar os jardins da colina Oppio. Em outro episódio revoltante, crianças e mulheres foram vestidas com peles de animais e jogadas no circo às feras, para serem destroçadas e devoradas por elas.
 
Desse modo, a crueldade se estendeu de 64 até 67, chegando a um exagero tão grande que acabou incutindo no povo um sentimento de piedade. Não havia justificativa, nem mesmo alegando razões de Estado, para tal procedimento. O ódio acabou se transformando em solidariedade.
 
Os apóstolos são Pedro e são Paulo foram duas das mais famosas vítimas do imperador tocador de lira, por isso a celebração dos mártires de Nero foi marcada para um dia após a data que lembra o martírio de ambos.
 
Porém, como bem nos lembrou o papa Clemente, o dia de hoje é a festa de todos os mártires, que com o seu sangue sedimentaram a gloriosa Igreja Católica Apostólica Romana.
 
 
 
 

EVANGELHO DO DIA - 30 DE JUNHO

EVANGELHO DO DIA- ANO A - 30 DE JUNHO




Coragem

Mt 9,1-8




Jesus passou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico, deitado numa maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Coragem, filho, teus pecados estão perdoados!" Então alguns escribas pensaram: "Esse homem está blasfemando". Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? Que é mais fácil, dizer: 'Os teus pecados são perdoados', ou: 'Levanta-te e anda'? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, - disse então ao paralítico - levanta-te, pega a tua maca e vai para casa". O paralítico levantou-se e foi para casa. Vendo isso, a multidão ficou cheia de temor e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos seres humanos.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 29/06/2011



Jesus cura dois homens dominados por demônios

Mt 8,28-34
Quando Jesus chegou à outra margem do lago, à região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois possessos, saindo dos túmulos. Eram tão violentos que ninguém podia passar por aquele caminho. Eles então gritaram: "Que queres de nós, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?" Ora, acerta distância deles estava pastando uma manada de muitos porcos. Os demônios suplicavam-lhe: "Se nos expulsas, manda-nos à manada de porcos". Ele disse: "Ide". Os demônios saíram, e foram para os porcos. E todos os porcos se precipitaram, pelo despenhadeiro, para dentro do mar, morrendo nas águas. Os que cuidavam dos porcos fugiram e foram à cidade contar tudo, também o que houve com os possessos. A cidade inteira saiu ao encontro de Jesus. E logo que o viram, pediram-lhe que fosse embora da região.



 

Santo do Dia

São Pedro e São Paulo

29 de Junho




Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
 
Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.
 
Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.
 
Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.
 
Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.
 
Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".
 
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!
 
 
 
 
 

O Senhor é o meu pastor nada me faltará


O Senhor é o meu pastor nada me faltará





Temos tudo, mas nos falta tudo. Estamos cheio de bens e vazios de esperança. Há um vazio dentro do ser humano que riqueza nenhuma pode preencher. Esse vazio só Deus pode ocupar. Parecia que quando o ser humano tivesse o conforto, a felicidade estaria completa. Quantos travesseiros macios, mas que não resultam em sono tranquilo. Quantos sofás macios, mas que não unem mais as famílias. Quantas mesas fartas, que já não saciam mais a fome de amor. O tudo se tornou o caos da humanidade. O tudo acomodou muitos, que não mais se interessam pela fé, pela Igreja, pela escola, pelo amor, pela paz, por que já tem tudo. Vive por si. Parecem deuses.

Há um mal que não se cura, não se compra, não se negocia, não se engana: o mal de ter abandonado Deus e a Igreja. Meu Deus e meu tudo. Nele se encontra o sentido da vida e a razão do existir.

 Quanta solidão, em meio a facilidade de comunicação. Por que tanto stress se temos tudo? Por que tanta tristeza se temos dinheiro? Por que tanta doença se temos tantos remédios?

Vamos refletir um pouco. Lembras da última vez que conversastes com uma pessoa que tenha te animado? Que sejas feliz de fato? Que é realizada no trabalho? Que não fala mal da vida? Claro, eu sei que é muito difícil de lembrar. Por que na maioria das vezes conversamos com as pessoas para reclamar da vida. Faz tempo que não converso com pessoas amimadas e realizadas. O que está acontecendo?

Qual é o problema: temos tudo ou nos falta tudo? Deus é o meu tudo e nada me faltará. Quanto mais longe de Deus, mais perto do abismo estaremos. Abismo do stress, da angústia, da solidão, do medo, da infidelidade... Se estiver a beira do abismo, tenha cuidado. Se caístes, Deus estenderá a mão para te erguer. Ele pode te ajudar. Deus está no meio de nós e nós somos chamados a ajudar as pessoas que precisam. Pois muitas vezes pensamos que temos tudo, mas na verdade não temos nada. Voltemos nossa vida para Deus. Ensinemos nossos filhos o caminho da Igreja. Ensinemos a eles os valores da vida, as boas atitudes... Este é o caminho da felicidade.

Reflitamos sobre essas questões. Pois, elas determinam a nossa vida.

Tenhamos um ótimo final de semana na paz de Deus.

Padre Rudinei Negri
Tenente Portela
Paroquia Nossa Senhora Aparecida

E-mail e MSN – rudineinegri@hotmail.com


VEM AI: SÉTIMO DIA DA NOVENA DE APARECIDA


Sexto dia da Novena de Nossa Senhora Aparecida


Dia 06 de Agosto às 14:30hs na matriz Nossa Senhora Aparecida acontece o sexto dia da novena de Nossa Senhora. Todos os primeiros sábados de cada mês é realizada a novena. Traga sua família e venha celebrar conosco. Haverá benção de objetos religiosos e a benção da Saúde.


Vem ai: Encontrão da Juventude



Encontrão da Juventude




Acontecerá no dia 31 de Julho na paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tenente Portela o Encontrão da Juventude. Será um dia de formação, de convivência, de oração, partilhas de experiências, de animação... Os que quiseram participar devem fazer as suas inscrições junto ao grupo de jovens JUCAP. O valor das inscrições é 5,00 R$, incluindo o almoço.

Participe!!!



Data: 31 de Julho

Início: 9hs até às 16hs.

Local: Centro de Pastoral

Haverá almoço no local.  







"Dar as mãos e construir"




 

Jubileu de Prata do Cônego Leonir Fainello e Pe. Alexander Mello Jaeger

Jubileu de Prata




A Diocese de Frederico Westphalen, convida para a  Celebração do Jubileu de Prata- 25 anos de Ordenação Sacerdotal do Cônego Leonir Agostinho Fainello - Pároco da Paróquia Santo Antônio da Catedral e Pe. Alexander Mello Jaeger - Reitor do Seminário de Teologia Dom Bruno Maldaner de Passo Fundo. Foram ordenados no dia 29 de junho de 1986 na catedral diocesana de Frederico Westphalen.


9hs: Santa Missa na Catedral Diocesana

12h: Almoço no Salão Paroquial.





Cônego Leonir Agostinho Fainello

Lema: "Eu estou entre vós como aquele que serve". (Lc 22,27)



Pe. Alexander Mello Jaeger
 
Lema: "Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram". ( Rm 12,15)
 
 
 

terça-feira, 28 de junho de 2011

SEGUIR JESUS CRISTO

orkut e hi5, Religiosos, Imagem de Jesus Cristo, mensagem de Jesus Cristo, gifs de religião, imagem de Cristo


SEGUIR JESUS CRISTO


A cultura moderna apresenta-se de forma dinâmica e mutável, proporcionando múltiplas formas de viver. Diante dos caminhos apresentados e construídos na história, o ser humano vai fazendo as suas opções, realizando-as de maneira livre e consciente, diante das diversas formas de relacionamento com o outro e com Deus. Estas opções devem auxiliar o homem a viver de forma mais digna, pois as escolhas não definem de forma rígida como a vida deve ser. Porém, são princípios, através do qual o homem norteará a sua vida. Neste sentido, as escolhas vão formando a identidade do ser humano. Estas não surgem de um momento para outro, mas vão sendo construídas ao longo da história. Para chegar a uma opção madura, o ser humano experimenta, constrói e reflete a partir da realidade.

Para entender o sentido mais profundo da opção fundamental é indispensável o entendimento da dinamicidade da pessoa humana. A vida não deve ser concebida como uma realidade estática, que permanece invariável durante toda a nossa história. Pelo contrário, está sujeita a um processo de amadurecimento contínuo que se desenvolve na relação com o outro. Pois, o homem é um ser dinâmico, capaz de transformar a sua vida constantemente. Na medida em que ele transforma, também é transformado. Nessa dinâmica a opção de vida é discernida, aprofundada, analisada, refletida, transformada... É neste emaranhado de relações que o ser humano vai encontrando o sentido mais profundo da vida.

Para o cristão o sentido da vida está em seguir Jesus Cristo, experimentado e construído através da relação com o outro e com Deus. Na relação com o outro vamos fortalecendo os valores essenciais do ser cristão, que no sentido mais profundo é o amor. Essa é a essência do agir dos seguidores de Jesus. Na relação aprendemos a conviver com a diversidade, com as formas diferentes de agir. É nesta relação que o ser humano pode crescer ou pode optar em fechar o círculo da sua existência, não permitindo que a construção histórica de sua vida seja permeada por outras pessoas. Porém, a opção fundamental do cristão se torna sincera e fecunda quando for límpida opção pela co-responsabilidade, pela decisão de ser membro construtivo da sociedade. É no círculo das relações onde cada ser humano tem a sua contribuição, que surge um novo modo de viver, um novo sentido para a vida cristã. 

Na situação atual, quando tudo parece ser flexível, seguir Jesus não é uma missão simples, pois implica vivenciar toda a sua vida. A experiência que Paulo realizou nos ajuda a compreender o seguimento a Jesus: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim”(Gl 2,20). O Cristão moderno deve escolher conscientemente seguir Jesus. É uma opção e não uma lei a ser seguida. Façamos a nossa escolha.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Tenente Portela
Padre Rudinei Negri, 

Seminário está em processo de reformas


O seminário Nossa Senhora Madianeira encontra-se em profundas reformas. Graças à colaboração generosa de todas as comunidades da diocese de Frederico. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tenente Portela através de suas comunidades fez uma campanha e enviou para o seminário mais de 10 mil reais. Continuemos colaborando e rezando pelas vocações. Que Deus sempre nos conceda a graça de termos bons e santos sacerdotes.



















Mais informações sobre a reforma do seminário acesse: