PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA



TENENTE PORTELA/ RS



terça-feira, 28 de junho de 2011

SEGUIR JESUS CRISTO

orkut e hi5, Religiosos, Imagem de Jesus Cristo, mensagem de Jesus Cristo, gifs de religião, imagem de Cristo


SEGUIR JESUS CRISTO


A cultura moderna apresenta-se de forma dinâmica e mutável, proporcionando múltiplas formas de viver. Diante dos caminhos apresentados e construídos na história, o ser humano vai fazendo as suas opções, realizando-as de maneira livre e consciente, diante das diversas formas de relacionamento com o outro e com Deus. Estas opções devem auxiliar o homem a viver de forma mais digna, pois as escolhas não definem de forma rígida como a vida deve ser. Porém, são princípios, através do qual o homem norteará a sua vida. Neste sentido, as escolhas vão formando a identidade do ser humano. Estas não surgem de um momento para outro, mas vão sendo construídas ao longo da história. Para chegar a uma opção madura, o ser humano experimenta, constrói e reflete a partir da realidade.

Para entender o sentido mais profundo da opção fundamental é indispensável o entendimento da dinamicidade da pessoa humana. A vida não deve ser concebida como uma realidade estática, que permanece invariável durante toda a nossa história. Pelo contrário, está sujeita a um processo de amadurecimento contínuo que se desenvolve na relação com o outro. Pois, o homem é um ser dinâmico, capaz de transformar a sua vida constantemente. Na medida em que ele transforma, também é transformado. Nessa dinâmica a opção de vida é discernida, aprofundada, analisada, refletida, transformada... É neste emaranhado de relações que o ser humano vai encontrando o sentido mais profundo da vida.

Para o cristão o sentido da vida está em seguir Jesus Cristo, experimentado e construído através da relação com o outro e com Deus. Na relação com o outro vamos fortalecendo os valores essenciais do ser cristão, que no sentido mais profundo é o amor. Essa é a essência do agir dos seguidores de Jesus. Na relação aprendemos a conviver com a diversidade, com as formas diferentes de agir. É nesta relação que o ser humano pode crescer ou pode optar em fechar o círculo da sua existência, não permitindo que a construção histórica de sua vida seja permeada por outras pessoas. Porém, a opção fundamental do cristão se torna sincera e fecunda quando for límpida opção pela co-responsabilidade, pela decisão de ser membro construtivo da sociedade. É no círculo das relações onde cada ser humano tem a sua contribuição, que surge um novo modo de viver, um novo sentido para a vida cristã. 

Na situação atual, quando tudo parece ser flexível, seguir Jesus não é uma missão simples, pois implica vivenciar toda a sua vida. A experiência que Paulo realizou nos ajuda a compreender o seguimento a Jesus: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim”(Gl 2,20). O Cristão moderno deve escolher conscientemente seguir Jesus. É uma opção e não uma lei a ser seguida. Façamos a nossa escolha.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Tenente Portela
Padre Rudinei Negri, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário